No painel de hoje 
Buscar
  • Painel

A corrida pela vacina na sua reta mais cruel

Essa semana, o governo do estado de São Paulo, comandado por João Dória Jr., anunciou o início da vacinação para os paulistanos no dia 25/01/2021, data do aniversário da cidade de São Paulo.


Fora todo o simbolismo da data, e tudo o que cerca, a CoronaVac, vacina desenvolvida em parceria do Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech, estão em sua reta final, com inúmeros estudos e dados científicos, publicados por revistas que acompanharam o desenrolar da vacina.


Mesmo sem a aprovação da Anvisa, a divulgação do plano de vacinação foi realizada neste fim de ano. Junto do anúncio, os leitos de UTI na cidade de São Paulo, ficam cada vez mais escassos.




No parâmetro nacional, estados como o Rio de Janeiro e o Paraná, tem em suas capitais, a ocupação em uma taxa superior a 80% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com covid-19.


Mais do que qualquer questão política, essa reta final da vacina, nos guarda grandes sustos. Nosso país, que sequer saiu da primeira onda, demonstra uma exaustão da população em ficar em casa.


Festas, bares, raves e diversos eventos, estão ocorrendo. A fiscalização nessa reta final de ano, tem que continuar e não afrouxar. Alguns municípios em São Paulo, como os do litoral, Praia Grande, Santos e São Vicente, se vêem em um dilema grande. E, aparentemente, optaram pela abertura total dos comércios. Neste fim de ano, é a alta temporada de turistas no litoral paulistano.



No primeiro final de semana de dezembro, no sábado, dia 05/12/2020, ruas como a 25 de Março, Santa Ifigênia e Brás, estavam abarrotados de pessoas. Sem máscara, sem distanciamento e sem cuidados básicos nesta árdua guerra que a humanidade trava contra o coronavírus.


Quase dez meses do primeiro caso de covid no Brasil. E, mesmo após as quase 180 mil mortes, estamos levando na brincadeira. Espero que essa vacina saia logo. Assim, não preciso ser o chato que, na reta final do ano, vem tentar lembrar às pessoas que precisamos nos cuidar e que o vírus é letal.


Victor Simonelli

Formado em Jornalismo na FIAM/FAAM. Produzo meus podcasts com o intuito de mostrar uma realidade dos famosos a quem não tem acesso a eles. Ouçam podcasts e ajudem um jornalista hoje!

ilustraçao capa : Poder 360

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
O que você achou dessa exposição ?
APOIE A NOSSA CAUSA
Deixe uma doação única de R$10
arrow&v
logo painel.jpg
logo painel.jpg