No painel de hoje 
Buscar
  • Painel

Indica #1- ALUCINAÇÃO- Belchior

Indica é espaço no painel em que colaboradores e convidados sugerem indicações artísticas: musicas, filmes, livros e etc.


O passado é uma roupa que não nos serve mais, de certo Belchior tinha razão. Algumas coisas se transformam com o passar do tempo, outras nem tanto, musica boa é uma daquelas que se perpetuam. Assim por trás dessa frase conhecida há um dos trabalhos mais notórios da musica Brasileira o disco Alucinação, composto pelo artista icônico Antonio Carlos Belchior, ou, Belchior oriundo de Sobral- Ceara, o jovem que desce do norte pra cidade grande .


Seu segundo disco de estúdio produzido em 1976 conta com composições históricas e famosas para muitos de nos brasileiros, uma capacidade de dialogo e simplicidade que nos aproxima da riqueza e do talento nacional pode ser ouvida com profundidade nesse disco . Os arranjos são desenvolvidos em uma gravação analógica, consolidando Belchior como um dos grandes talentos de sua geração, o álbum tem uma mistura de elementos da musica nordestina somado a influencia do folk americana, sobretudo de Sir.Bob Dylan.


No seu encarte estão canções como Palo Seco, um sucesso estrondoso na época, Velha roupa colorida, que é uma critica a ditadura militar vigorante, e Como os nossos pais regravada por Elis Regina a qual foi uma parceira assídua e importante para a popularização da obra de Belchior. Ele explora em suas letras referencias artísticas ao cinema, a poesia; somado a relatos pessoais de uma narrativa enfrentada por muitos brasileiros, a mudança para o sudeste em meados dos anos 70.


Feita a apresentação nada melhor que escutar o próprio Belchior:








por: Haron Francelin


ilustração capa :Gregorio SMO

69 visualizações1 comentário
O que você achou dessa exposição ?
APOIE A NOSSA CAUSA
Deixe uma doação única de R$10
arrow&v
logo painel.jpg
logo painel.jpg