No painel de hoje 
Buscar
  • Painel

Indica #15 – Tardes de Leitura -Projeto

O que te fez gostar de ler? Ou o que você acha que faltou para a leitura se tornar cotidiana e atrativa em sua vida?


As respostas são múltiplas para ambas as perguntas: Experiências pessoais, incentivo familiar, despertar na escola, um livro especial - para primeira pergunta; ou ausência desses elementos, somado ao desinteresse, acesso as outras fontes de informação visuais (TV, computador, celular) ou simplesmente a falta do “pontapé inicial” – para segunda.


Paixão, emoção, conhecimento, identificação, curiosidade, contemplação. É consenso que os livros despertam sentimentos e sensações variáveis entre 100% dos leitores por levá-los a conhecer outras realidades, dentro de nosso próprio espaço.


Para além do contato com culturas e conhecimentos distintos, talvez a literatura seja a forma mais acessível de encontrar o nosso interior: ela permite a criação sensitiva de tudo que estamos lendo, reproduzindo imagens, pessoas, aromas, falas, de acordo com as passagens descritas, mas partindo das conexões já existentes em nossa mente. Por isso a imaginação torna-se um efeito e consequência do ato de ler.


Como foi citado, para introdução a todos esses benefícios e possibilidades, muitas vezes é necessário certo “empurrão”. E empurrão aqui não se trata apenas de fornecer ou indicar um livro a alguém de forma concreta, mas despertar curiosidade e interesse através de associações com experiências e contextos.




É isso que se propõe o projeto “Tardes de Leitura”, idealizado pela professora de Língua Portuguesa Cristina de Oliveira, junto aos alunos da Escola Estadual Prof. Joaquim Antônio Albano, Fortaleza - CE.


O projeto, criado no contexto de quarentena devido a atual pandemia (Covid-19), tem como objetivo a apresentação de obras literárias variadas e estímulo dos alunos participantes à leitura e o debate.


A juventude talvez seja melhor época para tal estímulo, pois normalmente, desenvolvemos nossas identidades e aumentamos nosso acesso a um mundo até então, desconhecido. Porém, mesmo já superando essa fase, entendo que o projeto também nos auxilia a retomar esta época permitindo criar, reviver ou reinventar experiências com os livros descritos


Para a dinâmica do projeto, semanalmente é realizada reunião (atualmente virtual) na qual é feita apresentação de um dos participantes de um livro escolhido pelo próprio. Diferentemente de excessos de formalismo ou padronização nas leituras recomendadas, aqui não há limitações sobre as obras que são apresentadas: o objetivo é que cada dia, um dos integrantes faça uma escolha de algum livro que aprecie, e conte para os participantes, o que lhe chama atenção nele. Dessa forma já foram apresentados contos, romances, ficções científicas, clássicos da literatura nacional, dentre outros.


Também não é necessário leitura prévia das obras para participação nas reuniões, a apresentação busca despertar interesse, não se aprofundar em críticas literárias.

Por ser voltado ao público adolescente, grande parte cursando o Ensino Médio, a linguagem e troca das reuniões é leve e espontânea. Hoje, o projeto conta com participação de professores da rede básica, pesquisadores, universitários entre outros, mas não perdeu sua essência de buscar o despertar literário entre os jovens.


As reuniões ocorrem todo sábado às 16:00 horas, tem duração média de 90 minutos e são abertas ao público, abaixo algumas das obras já apresentadas e o link do projeto nas redes sociais


“O Pequeno Príncipe “– Saint Exupéry

“Alice no país das Maravilhas” – Lewis Carroll

“A fantástica vida Breve de Oscar Wao” – Junot Diaz

“Eleanor & Park” - Rainbow Rowell

“As aventuras de Huckleberry Finn” – Mark Twain

“Nunca desista de seus sonhos” – Augusto Cury

“Razão e sensibilidade”” – Jane Austen

“O Peru de Natal” – Mário de Andrade

“ Fahrenheit 451” - Ray Bradbury

“Agua Viva” – Clarice Lispector

“Capitães de Areia” - Jorge Amado

Texto do Indica: Heythor Santana

Ilustração capa: Google imagens

45 visualizações
O que você achou dessa exposição ?
APOIE A NOSSA CAUSA
Deixe uma doação única de R$10
arrow&v
logo painel.jpg
logo painel.jpg