No painel de hoje 
Buscar
  • Painel

Indica #5- 42 – A história de uma lenda -Filme

Jackie Robinson nasceu no estado da Geórgia, a família morava em uma área rural no interior do estado com possibilidades muito reduzidas, o pai abandonou a mãe e os muitos irmãos quando ele era bebê. Sua mãe decidiu mudar para Califórnia no fim da década de 1910, era um estado onde havia racismo porém era menor que no sul dos EUA, além disso essa região surgia com um desenvolvimento econômico interessante e as oportunidades pareciam atraentes. A mãe de Robinson teve oportunidade de estudo quando era jovem, sabia ler e escrever e tinha uma nível de estudo maior que a media das pessoas que vinham da mesma situação que ela (negros e trabalhadores rurais). Estabelecida na Califórnia, sua família era carente e sofria limitações porem sua mãe devido a esse nível de estudo conseguiu emprego que dava uma situação mais estável socialmente, esse emprego permitia sustentar todos os filhos e dar estudo a eles, a mãe de Robinson por ter estudado sabia o quanto era importante proporcionar isso aos filhos, diferente da maioria que precisava trabalhar desde cedo, ela queria que os filhos estudassem para ter oportunidades, todos os filhos acabaram indo para escola e isso foi importante na vida de Robinson tanto intelectualmente (ajudou a ter reflexão sobre situações que vivenciava) quanto nas oportunidades que viriam através do esporte por estar em evidencia nos times que jogava no colégio e faculdade. No ensino médio, Jackie se destacava em esportes como futebol americano, basquete, atletismo e baseball, com isso ele conseguiu uma vaga para jogar na Universidade de Pasadena e mais tarde conseguiu uma vaga para a UCLA, uma das grandes universidades de Los Angeles, bastante tradicional nos esportes. Em UCLA ele ganha notoriedade jogando futebol americano e baseball, principalmente no futebol americano onde seus feitos começavam a ser conhecidos dentro da comunidade de Los Angeles pela cobertura que esse esporte recebia da imprensa. Robinson serviu o exercito americano na época da segunda guerra mundial no Havaí e estava em deslocamento do Havaí para a California quando ocorre o ataque japonês a base de Pearl Harbor, ele acabou não indo para a guerra em si, ficou mais nos EUA fazendo parte dos esforços de guerra dos americanos.

No exercito ele começa a mostrar um questionamento sobre o tratamento diferente que negros e brancos recebiam, com isso tem problemas por contestar algumas regras raciais dentro do quartel como sentar em qualquer lugar dentro do ônibus de circulação interna dentro da base, foi julgado e absolvido. Quando ele sai do exercito ele começa a procurar emprego e foi pelo esporte onde ele já se destacava que procurou uma oportunidade, ele recebe um convite para jogar no Kansas City Monarchs, um dos principais times das ligas negras norte americanas, as ligas negras eram ligas profissionais que existiam para atletas negros e latinos de pele escura, os esportistas que não eram aceitos na MLB por questões raciais iam para as ligas negras.



Fundada em 1903 a Major League Baseball teve no dia 15 de abril de 1947 um marco histórico, a estreia de Jackie Robinson que foi o primeiro negro a jogar na principal liga de baseball dos Estados Unidos. Na uma época a MLB era a principal grande liga esportiva dos EUA (anos 40), enquanto a NFL era uma liga pequena que começava a se estruturar, a NBA praticamente inexistia e a NHL era uma liga regional, a MLB tinha repercussão nacional, com bastante impacto na sociedade e ter aceito o primeiro atleta negro foi algo que “mudou” a forma da sociedade e esporte americano em analisar as questões raciais.

Após uma breve descrição de alguns fatos importantes da vida de Jackie Robinson podemos falar sobre o filme “42 – A história de uma lenda”, dirigido por Brian Helgeland, trata a biografia de Jackie Robinson (Chadwick Boseman) do momento que foi escolhido por Branch Rickey (Harrison Ford), Manager dos Dodgers até o final de sua primeira temporada com o time do Brooklyn.


Branch Rickey diretor esportivo do Brooklyn Dodgers, na época sediado em Nova York e atual Los Angeles Dodgers, teve a ideia de quebrar essa barreira racial trazendo um jogador negro para a MLB não só pelo dinheiro que traria atraindo a população negra a acompanhar o esporte mas também por uma promessa feita a um amigo na época de faculdade que mais a frente do filme é revelada. Enquanto analisava nomes que podiam ser escolhidos, Rickey viu em Robinson um jogador muito bom pelas estatísticas e também um cara de atitude pelo histórico de questionamentos sobre o racismo, além de Robinson ser alguém que estava acostumado a ter uma cobertura maior pela imprensa pelo histórico dele no esporte universitário, alguém talentoso que iria se impor pela qualidade técnica, alguém de desafiaria os racistas entre torcedores, treinadores, dirigentes. A questão do julgamento do exercito americano, por ele ter “desafiado” o sistema branco da época também chamou atenção do dirigente que queria alguém que não brigasse pela força, mas que tivesse coragem de enfrentar e provar sua qualidade através do jogo. Podemos ver desde o inicio do filme até seu final inúmeras atitudes racistas, até mesmo dos seus companheiros de equipe, não gostaria de entregar muito sobre esses momentos, vale a pena assistir para ver como Robinson enfrenta essa questão, o apoio de Rickey também é fundamental para os dois chegarem a seus objetivos. Para quem gosta de detalhes, o filme é bem ambientado no fim da década de 40, as roupas, os veículos, a cidade, o estádio, os equipamentos antigos usados para o jogo de baseball, como a imprensa esportiva trabalhava na época e os equipamentos que utilizavam.


A atitude do Brooklyn Dodgers incentivou outros times mostrando que havia muito talento sendo desperdiçado, outros jogadores negros começaram a ser contratados. Jackie Robinson levou o publico negro a seguir mais o baseball, ele levou um estilo diferente que agregaria ao jogo de baseball que era bastante utilizado nas ligas negras e ele passa a ser um ídolo de todos os negros americanos mesmo que torcessem pelo time da cidade, iam ao estádio para ve-lo.


Jackie Robinson foi eleito estreiante do ano em sua primeira temporada na liga em 1947, 6 vezes All Star no período de 1949 a 1954, MVP (melhor jogador da liga) em 1949. Ficou 10 anos nos Dodgers e ganhou 6 vezes a liga nacional e a World Series do ano de 1955.

Texto do indica: Rodrigo ''Barba'' Marconi.

Ilustração capa: joblo.com.

86 visualizações1 comentário
O que você achou dessa exposição ?
APOIE A NOSSA CAUSA
Deixe uma doação única de R$10
arrow&v
logo painel.jpg
logo painel.jpg