No painel de hoje 
Buscar
  • Painel

MUNDO PARASITA

"Certa manhã, ao acordar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se, na sua cama, metamorfoseado num inseto monstruoso. Deitado sobre suas costas duras como uma couraça, viu, ao levantar um pouco a cabeça, sua barriga abaulada, marrom, dividida em arcos rígidos, sobre os quais a coberta, quase escorregando de vez, mal se mantinha. Suas muitas pernas, lamentavelmente finas em comparação ao volume do corpo, agitavam-se desesperadamente sob seus olhos".


Uma das coisas mais interessantes da obra A Metamorfose de Franz Kafka é a multiplicidade de figuras que a ideia de um "inseto monstruoso" produziu no imaginário cultural. Kafka não define, em nenhum momento da história, que tipo de "inseto monstruoso" Samsa havia se tornado. Nesse ponto há até uma problemática de tradução da expressão original em alemão usada para explicar a transformação da protagonista. Kafka usa os termos ungeheuren Ungeziefer e que foram traduzidos, principalmente para língua inglesa, como verme ou inseto gigante ou monstruoso [nota: para uma discussão sobre essas questões de tradução na obra de Kafka ver: https://www.theguardian.com/books/booksblog/2015/may/13/kafka-metamorphosis-translations ]. A tradução em português optou pela ideia de "monstro" e pela de "inseto".


Nesse sentido, O monstro, é uma figura indefinível por natureza. É aquele que escapa e, ao mesmo tempo, mostra o que está "muito além da imaginação". É exatamente nesse jogo híbrido, entre a realidade e a impossibilidade da realidade do que se imagina, onde os monstros vivem.


Em tempos contaminados e de vigilância moral-sanitária, os monstros podem ser confundidos com baratas, moscas, vermes ou cepas de vírus de última geração. Mas, longe de concordar com o argumento que os verdadeiros parasitas são os "humanos", o que ainda fica em aberto é a questão: o que fazemos com nossa própria monstruosidade?''





Marco Gaverio




é sociólogo e de vez em quando desenha solto no painel





135 visualizações
O que você achou dessa exposição ?
APOIE A NOSSA CAUSA
Deixe uma doação única de R$10
arrow&v
logo painel.jpg
logo painel.jpg