No painel de hoje 
Buscar
  • Painel

No painel convida #28- Lucas Santos-Exercício físico é SAÚDE antes de estética

No painel convida: Lucas Santos é Educador Físico, personal trainer, professor de natação e busca de maneira leve incentivar a todos a prática de exercícios físicos

Olá, sou o Lucas Santos, profissional de Educação Física e, pela primeira vez escrevo para o público do NO PAINEL. Este projeto que é idealizado por amigos muito queridos, transmitindo ideias, pontos de vista ou informações agregadoras ao público. Fica o meu obrigado por ceder o espaço para colocar algumas coisas que me inquietam com relação a minha área e como ela é vista pelo mundo.


Nesse NO PAINEL convida quero conversar um pouco sobre como o exercício é visto muito pouco pelo lado da saúde, mas sim extremamente visto pelo lado estético, interferindo que muitas pessoas iniciem numa prática física. Esse texto vale para qualquer pessoa, seja ela fisicamente ativa ou para aquelas que desejam começar a se movimentar.


Nossa cabeça tem sido muito bombardeada ultimamente por todas as mídias informativas em relação a prática de exercícios físicos (não falei atividade física e vou explicar o porque), devido aos riscos da inatividade física perante a pandemia em que estamos passando e ao aumento de casos de sedentarismo e obesidade (que são fatores de risco para a mortalidade).


Antes de ir ao tema central deste texto, preciso explicar a diferença entre atividade física e exercício físico. Atividade física está relacionada a todas as nossas atividades de vida diárias (AVD), ou seja, tudo que fazemos em relação ao movimentar o corpo, tais como: lavar a louça, fazer a faxina da casa, lavar o carro, cozinhar, buscar água, caminhar até o trabalho, entre outras. Já o conceito de exercício físico (EF) é baseado na frase: “realizar qualquer atividade de forma sistematizada e contínua por no mínimo 15 minutos por dia e pelo menos 2 vezes por semana”. Entre outras palavras, é fazer algo que goste e traga bem-estar, não podendo ter interrupções, que esteja presente na sua rotina e, no qual você esteja concentrado para realizá-lo da melhor forma possível.


Você já se perguntou o porque está procurando exercício físico?


Se não o fez, faça esta reflexão ainda hoje após a leitura deste texto e tome a iniciativa correta para o seu objetivo inicial. (pois sabemos que objetivos se modificam ao longo do caminho).


Recebo muitos alunos presencialmente ou online com as seguintes alegações: “preciso fazer atividade física, mas não quero ficar bombadão igual tal pessoa”; “eu tenho uma gordurinha aqui no abdômen e quero perder ela”; “eu quero ficar bombadão igual tal pessoa”, entre outras mais…mas ao longo da minha carreira nunca alguém chegou e falou “tomo 4 tipos de remédios por dia, mas quero viver sem tomar nenhum” ou também “quero conseguir dormir sem sofrer com insônia”.


Não vou ficar falando das vantagens que a prática física traz para a vida, uma vez que estaria reforçando algo que já se é muito falado. Mas onde quero chegar com tudo isso, é que precisamos ver nossa relação com o EF buscar a qualidade de vida em primeiro lugar, tornar os benefícios considerados “secundários” (boa qualidade de sono, redução de visitas médicas, maior disposição ao longo do dia, redução das dores articulares) por uma grande parcela da população em benefícios “primários”, entre outras palavras, deixar um pouco de lado o melhoramento estético e, sim olhar para como sua vida está melhor por conta do exercício. Não sou “bobo” em dizer que é preciso abandonar o lado estético, muito pelo contrário, pois este quem vos escreve também pensa nisso rsrs, mas devemos olhar ele como um fator motivacional, ou seja, te incentivando a melhorar e evoluir cada vez mais na busca do objetivo que foi traçado.


Termino meu texto com o intuito de gerar uma reflexão a todos, ou então uma mudança de pensamento, como também que possa ser uma boa leitura, ou então ainda um norte para quem tem interesse em começar a praticar exercícios físicos ou para quem já faz e nunca tenha pensado por este lado. Fica uma dica de procurarem sempre um bom profissional para monitorar e controlar suas atividades físicas e espero num futuro breve conversar mais com todos vocês sobre este universo tão grande dos exercícios.


ilustração capa: Sociedade brasileira de atletismo

40 visualizações0 comentário
O que você achou dessa exposição ?
APOIE A NOSSA CAUSA
Deixe uma doação única de R$10
arrow&v
logo painel.jpg
logo painel.jpg