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No Painel convida #6 : Dra. Mariana Souza- A importância do Movimento

No painel convida essa semana: Mariana Souza. Fisioterapeuta esportiva. Doutora em biomecânica da corrida pela UFSCar e Universidade de Massachusetts, e mamãe da Giulia.


Olá, sou Mariana Souza fisioterapeuta e hoje, pela primeira vez, com muita alegria, escrevo aqui pra galera do NO PAINEL. Esse projeto tem sido uma grande ferramenta em tempos de novas experiências e novos descobrimentos, devido a pandemia do novo COVID-19. Antes dessa breve contribuição de algumas idéias, quero parabenizar todos os colaboradores pelo sucesso e o alcance que a plataforma vem tendo. Sempre com excelentes e interessantes mensagens a serem transmitidas.


Nesse NO PAINEL convida, vamos conversar um pouco sobre os impactos que a pandemia pode causar na saúde física e na prática de exercícios. Esse texto serve tanto para pessoas sedentárias que querem começar a se movimentar, quanto para pessoas já ativas e, mais especificamente, para corredores, que é o público com o qual trabalho.


Então, nesse isolamento tem dias que você fica sentado o dia inteiro?


Sei que tem muita gente fazendo home office e acaba trabalhando mais e ficando mais tempo sentado em frente ao computador, certo? Ao final do dia, você acaba se sentindo meio farto de toda a situação.


Pois saiu um estudo recente (PMID: 31453884) mostrando que o exercício (mesmo que leve), além de todos os benefícios já conhecidos, também ajuda no seu humor. E eu entendo que se seu humor já não esta tão legal, o difícil mesmo é quebrar esse ciclo e de fato fazer algum exercício, certo?

Então vou te dar algumas dicas, para melhorar um pouco todo esse contexto. Tudo que está acontecendo é novo, mas podemos amenizar os pontos negativos.


Pra quem quer começar a fazer um exercício:


- Pegue leve: se você começar a fazer pelo menos 10/15 minutinhos todo dia já é um grande avanço. Fazer pouco é melhor do que não fazer nada.


- Tenha rotina: acredito que fica mais fácil se você tiver esse “acordo” de todo dia as 8h (ou qualquer outro horário que seja bom pra você) fazer uma série de exercícios.


- Seja flexível: imprevistos podem acontecer, as crianças podem acordar mais cedo, você pode ter uma reunião para o horário proposto ao exercício...enfim, tudo bem. Mas pensem naqueles minutinhos do dia que ficaria mexendo no celular. Podemos usá-los e encaixar sua rotina de exercícios.


- Tenha um plano: fazer qualquer exercício por fazer não vai dar certo. Anote no seu celular 4 ou 5 exercícios para serem feitos no dia. Que sejam simples mas que façam você se mexer. Existem vários perfis que estão dando sugestões muito legais e eu deixo aqui uma indicação: @santoslucas_personal.


Prometo que a partir do primeiro passo, as coisas vão melhorando, você vai se sentindo mais disposto e criando um hábito de se exercitar.


Bom, por fim, darei algumas dicas rápidas e especificas para as pessoas que já se exercitam e, mais especificamente, que correm. É sempre bom lembrar que basta apenas ter vontade de começar, as dicas que darei são importantes tanto para iniciantes quanto para experientes.


Eu sei que é bem difícil ficar sem correr ou ficar sem seu exercício preferido. Porém, para preservar nossa saúde e a saúde das outras pessoas, por enquanto não tem jeito. Mas o que podemos fazer então? Se você é um dos sortudos que tem uma esteira em casa, mora em um local seguro para correr, tem aparelhos para se exercitar, ótimo. Continue correndo e se exercitando, mas pra quem não tem muita opção, essas dicas podem ser muito úteis.


Todo mundo sabe que para se correr e se exercitar de maneira segura a gente precisa ter músculos fortes, preparados e FUNCIONANDO. Sim, digo funcionando porque nem sempre nossos músculos estão ativos na hora que deveriam, independente da forca que eles tem.


Então, além dos exercícios de fortalecimento tradicionais, deixo aqui algumas ideias pra vocês praticarem na quarentena e poder melhorar seu CONTROLE MOTOR.


- Salto controlando impacto: lembre-se de controlar sua postura e aterrissar suavemente.


- Star Balance – pode ser feito continuamente ou por partes


- Mini saltos para frente controlando o impacto e mantendo boa postura.


Esses exercícios são facilmente encontrados no Youtube, ok?


Bom, essas foram apenas algumas pinceladas, espero num futuro breve poder conversar com vocês um pouco mais sobre esse mundo dos exercícios, sobretudo a corrida. Nunca se esqueçam de manter um acompanhamento com um profissional para monitoramento de suas atividades físicas.



Acompanhe com mais detalhe o trabalho da Dra. Marina Souza através de sua pagina no instagram:


@doc.marianasouza



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