No painel de hoje 
Buscar

O pouso

Desde a visita do beija-flor, o voo da borboleta intrigava-me. Tentei, por muitas vezes, registrar a cena, e os fragmentos captados não passavam de borrões sem contorno. Já não sabia dizer se a mediocridade era das lentes da câmera do celular, ou dos meus olhos — talvez dos dois. Paciência. A busca pela foto converteu-se na observação da borboleta. Corria de um lado a outro do quintal, seguindo o ritmo acelerado das suas asas. O encanto estava ali, nas tentativas erradas e persistentes. A cada tentativa, falhava melhor, num desvio aproximado de mim mesma — e da borboleta. O vento que atravessava a minha pele, arrastava as nuvens e as folhas secas. Conduzia, também, a borboleta que, no ir e vir das suas asas, passava por mim e voava ao longe. De tanto seguir os voos, algumas vezes, a imensidão azul e hipnotizante do céu causava-me uma vertigem lenta. Os muros pareciam quebrar-se ali neste mesmo céu que encobre a catástrofe imensurável da pandemia. Lembrei-me de Walter Benjamin [1], insistindo que o progresso levaria a humanidade rumo à catástrofe. O progresso parece não ter freios, e o que vejo são suas faíscas rodopiando aceleradas pela história, feito as borboletas. Acumulamos catástrofes… Hoje, acordei com o vazio contorcendo o meu estômago. Caminhei até o quintal, esperando a calmaria abraçar-me. Avistei a borboleta amarelada destoar no verde escuro da grama. Ela estava só, parada e viva, tateando o ar com as antenas, e uma folha seca com as patas. Agradeci o pouso. Senti-me invadida por uma alegria momentânea, transformada em lágrima curta. A borboleta ficou ali por mais alguns instantes até que escapou, num voo mais curto e lento, para a imensidão vazia do céu.


[1] BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985, p. 222-232


Ana Sabadin


Socióloga, doutoranda na UFSCar.  O emaranhado de palavras que trago aqui alivia o cansaço das minhas inquietações com o mundo.



107 visualizações